Árvore Genealógica

As famílias portuguesas são extensas e a sua imigração para o Brasil acabou por separá-las das suas histórias.

Uma maneira de recuperar isso é desenvolver uma árvore genealógica, buscando em documentos históricos a sua origem.

Com a ajuda do meu primo Tadeu (filho da irmã do meu pai), fomos gradualmente construindo uma árvore genealógica, utilizando softwares como o MyHeritage e o FamilySearch, sendo este último o mais utilizado.

O Tadeu é um génio na organização das árvores e na pesquisa em documentação original digital em Portugal, grande parte escrita à mão por sacerdotes, o que nos levou até ao ano de 1719 na árvore do lado do meu pai.

Na verdade, até um pouco antes de 1719, com um antepassado anterior cujo nascimento não foi desvendado.

A seguir, apresento algumas capturas de ecrã desta árvore publicada no FamilySearch.

Primeiros antepassados Portugueses antecendo o ano de 1719. No caso meu Heptavó (sétima geração) com Manoel Jorge no primeiro quadro acima, nascido antes de 1719. De baixo para cima temos meu Tetravó, Pentavó, Hexavó e Heptavó.

Seguindo a árvore anterior, na origem de Antonio José, chegamos até o meu Avô José Antonio que imigrou para o Brasil no início do século XX.
Aqui temos de baixo para cima, meu Avô, Bisavó, Trisavó e Tetraavó.

Seguindo na árvore, a partir de meu Avô José Antonio por parte de pai, chegamos até a minha árvore com meus filhos ao final.

Na visão horizontal de uma parte da árvore na primeira coluna da esquerda, temos os meus filhos e genros, depois eu e minha esposa, e seguindo meu pai, avó bisavó e trisavó.