4-Profissionais Específicos

Q4 - Quando falamos em análise de dados, considera importante numa equipa ter profissionais específicos para esta tarefas? 

Resposta à pergunta

Sim. Considero importante ter profissionais específicos para análise de dados na equipa.

Mais do que isso, a análise de dados ganhou contornos profissionais obrigatórios independente da área que o profissional atua.

É o que chamamos de “Data Literacy”, “Literacia Digital” ou “Alfabetização de Dados” que trata das competências e habilidades profissionais em lidar com dados.

É a capacidade de derivar informações relevantes a partir dos dados as transformando em conhecimento.

Estar alfabetizado em dados não significa se tornar um especialista em tecnologia, mas obter conhecimentos comuns para se comunicar nesta linguagem com os demais.

Literacia Digital é a habilidade de se expressar na linguagem dos dados que chamamos de “Speak Data”. É como aprender uma nova linguagem para se expressar a partir dos dados.

Habilidades envolvem pensar criticamente sobre dados, reconhecer verdadeiros de falsos, interpretar a mensagem dos dados, saber falar ou comunicar uma história desenvolvida a partir dos dados.

Esta retórica sobre dados é chamada de “Data Storytelling” que deve traduzir o conhecimento retirado dos dados os descrevendo de forma simples e objetiva para que todos possam entender.

1 - Literacia digital

Literacia digital trata das habilidades e competências envolvidas no tratamento de atividades utilizando dados. 

Está se tornando uma habilidade profissional valorizada e obrigatória para todos e governos e sociedade passam a incluí-la nas atividades.

Empresas começam a ser medidas pelo quão alfabetizados são seus profissionais e quanto conhecimento prático podem gerar a partir deles. 

A riqueza empresarial estará relacionada ao uso dos dados, análise e desenvolvimento de insights para geração de novos produtos de dados.

2 - Conclusão

No que concluímos que uma equipa de qualquer área ou segmento deve pensar em ter profissionais orientados para dados que possam democratizar o uso da linguagem de dados além de transformar dados em conhecimento para o crescimento da empresa.

Para viver e trabalhar no mundo digital será necessário estar alfabetizado em dados, ter capacidade para identificar dados relevantes, entender, avaliar, e transformar dados em informações valiosas.