Q3 - Dados para Storytelling

Q3 - Que tipo de dados procura na preparação de um processo criativo no âmbito da construção de uma narrativa? 


Resposta à pergunta

Para desenvolvimento do processo criativo de uma narrativa de dados em Big Data não se procura por tipos de dados, mas sim por “insights” ou descobertas sobre os dados.


1 - Insights em Big Data

Mas o que vem a ser um insight em Big Data?

Um insight é ideia, uma descoberta, algo que não imaginava existir e de repente aparece de forma cristalina chamando atenção. 

Insights a partir dos dados conduzem à solução de problemas reais facilitando respostas para as perguntas iniciais e abrindo novos horizontes para as atividades empresariais.

Respostas geradas por insights sobre dados permitem a criação de valor para a empresa e levam à criação de novos produtos conhecidos como “data product” ou produtos derivados dos dados.

Empresas que geram produtos a partir de dados são chamadas de “data-driven” (orientada por dados) e as mais conhecidas se tornaram as maiores do mundo como Google, Amazon, Tesla, Facebook entre outras.

A inteligência destas empresas consiste em desenvolver o mercado utilizando eficientemente dados gerados pelo próprio negócio e externos oriundos da Internet.

Assim o principal valor gerado por Big Data para as empresas está em desenvolver novos insights sobre os dados para gerar novos negócios ou melhorar os existentes.

O processo criativo no âmbito da narrativa de dados deve ser desenvolvido a partir destes insights, destas descobertas sobre os dados.


2 - Narrativas construídas a partir de insights

Big Data é uma nova tecnologia e poucas empresas conseguiram quantificar o valor obtido da análise dos dados para gerar insights positivos sobre a tomada de decisões.

Muitas coletam dados a respeito dos clientes, produtos e dos concorrentes, mas acabam não realizando análise profunda dos dados para projetar estratégias competitivas.

Mas não sabem fazer perguntas sobre dados e ainda não se prepararam para gerar valor a partir deles.

Aqui entra o processo criativo do Marketing para construir narrativas a partir destes insights sobre os dados para melhoras os negócios.

Narrativas de dados devem convencer os clientes melhorando as vendas, projetando a marca e a participação da empresa no mercado.